quarta-feira, 5 de maio de 2010

RIO COM GENTILEZA - Restaurção dos 56 Escritos Murais do Profeta Gentileza

.
.
ROTEIRO DO EVENTO

Data: 6 de maio
Local: Rodoviária Novo Rio
Térreo (Setor de Embarque) e na Praça Gentileza
Horário: a partir das 10h


9h30 - “Pílulas de gentileza” - imagens de depoimentos colhidos ao vivo pelos alunos da SPECTACULU serão editados no local, em blocos, e exibidos em telão. Todo o evento será registrado pelas câmeras dos alunos da ONG sob orientação dos professores Daniel Evangelista, Coordenador do Curso de Fotografia Spectaculu e Centro de Artes Espaciais Vik Muniz; e Lílian Pieczarka, responsável pela Oficina do Olhar.

10h – Apresentação: “POR GENTILEZA” - espetáculo musical, teatral, mímico e de animação - com o Grupo Mimos. Texto de Josué Soares e Leila Carvalho. Nessa apresentação, Josué Soares e Leila Carvalho recriam ludicamente os ensinamentos do Profeta, emoldurados pelas músicas originais de Lucina e Mario Avellar.

10:45h – Participação da Escola Municipal Santo Tomás de Aquino que, sob orientação dos professores Daniele Bessa e Afonso Celso Teixeira, há mais de cinco anos desenvolve trabalhos sob a temática da Gentileza.
- Apresentação do Rap por Gentileza, com letra composta por alunos da escola;
- Apresentação de hip-hop, “Um duelo sem armas”

11h – CERIMÔNIA oficial de lançamento do projeto com entrega da primeira pilastra restaurada pelo projeto Rio com gentileza, com presença da Secretária Municipal de Cultura, Sra. Ana Luisa Soares da Silva; do Subsecretário de Patrimônio Cultural, Sr. Washington Fajardo; do Coordenador de Conservação e Projetos Especiais, Sr. Paulo Eduardo Vidal L. Ribeiro; da Gerente de Projetos da Subsecretaria de Patrimônio Cultural, Sra. Laura Di Blasi; Bia Caiado, representante da Secretaria de Cultura do Estado do RJ; Subprefeito do Centro, Thiago Barcellos; de integrantes do Conselho Municipal de Cultural; representante da Secretaria de Cultura do RJ; Zezé Motta, madrinha do projeto Rio com gentileza; filhos e netos do Profeta Gentileza; diretoria da ONS (Operadora Nacional do Sistema Elétrico), patrocionadora da restauração; e, a direção da SOCICAM.

11h30 – MENINAS DO NÓS – bloco de percussão feminino do grupo Nós do Morro, coordenado pelos músicos Wellinton Soares (ex-O Rappa) e Negueba.

A partir das 12h – Oficinas de cataventos e composição de livre poética em varal de tecido estendido no espaço interno da Rodoviária, sob orientação e acompanhamento dos professores e alunos da Spectaculu.

12h – LÍNOX & banda Organismo

12h30 Telão: exibição do curta PORR GENTILEZA, de Dado Amaral (2002) e do vídeo GENTILEZA, de Dado Amaral e Vinícius Reis (1994).

13h – MC’S JUNIOR E LEONARDO – pioneiros do funk carioca, autores do Rap das Armas e outros sucessos, e fundadores da APAFUNK – Associação dos Profissionais e Amigos do Funk.

13h45 - POETAS DO CEP 20000 – leitura do “Manifesto Gentil” - Chacal, Mano Melo, Cabelo, Pedro Rocha, Ericson Pires, Guilherme Zarvos, Justo D’Ávila, Éber Inácio, Botika

14h15 – BOATO – a banda de poetas, liderada pelo artista plástico Cabelo, volta a se encontrar exclusivamente para o show no evento Rio com Gentileza.
.

Nenhum comentário: