sexta-feira, 27 de abril de 2012

Labirinto Poético


É amanhã, 28/04, a partir das 19h, no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian, a estreia mundial do evento Labirinto Poético, que contará com a participação do jornal Plástico Bolha e do Espaço Plástico Bolha, entre diversas outras atrações. Venha ver, ouvir e sentir as mais variadas formas de artes. Microfone aberto, rock'n roll e muito mais! Tudo grátis!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Quinta-feira tem CEP 20.000!


 

ursa pândega e baguonça pintada, podem engomar suas melissinhas. quinta tem cep. eu não perderia. até porque nunca se sabe quando teremos outro. vá. aproveitem que tem urubucamelô. e além do mais, sem a ursa e sem a onça, jacaré não avonça.



cep vinte mil
bebendo beats

ESPAÇO CULTURAL SÉRGIO PORTO
QUINTA – 26 / 04 – 20:30 – 5 reais.

20:30 :
cinecep – URUBUCAMELÔ – Fernando Gerheim.

21:00 :
Chacal

Douglas Pedra
Luca Argel
Rafael Sperling
Sérgio Serra Blues (banda)

22:00
Beatriz Provasi
Sílvio Barros
Ana B + Raíssa G + Augusto G
Lucas Viriato (Espaço Plástico Bolha)
Pedro Rocha

23:00

terça-feira, 24 de abril de 2012

RESERVA + PALAVRA



É nesta quinta-feira, às 18h, no Arpoador, o evento Reserva + Palavra, organizado por nosso amigo de bolha Pedro Rocha. Na programação dessa semana: Alexandre Dacosta, Kyvia Rodrigues, Lucas Viriato, Rodrigo Lima, além dos poetas do microfone aberto. A entrada é franca. Venha e aproveite!

sábado, 21 de abril de 2012

Ajude o Plástico Bolha no Catarse!





Caros leitores, autores, colaboradores e amigos do jornal Plástico Bolha,

A edição #32 do Plástico Bolha está no Catarse!

Para aqueles que não conhecem, o Catarse é um site de crowdfunding, ou seja, uma plataforma de arrecadação colaborativa, onde as pessoas podem doar a quantia que quiserem e receber recompensas pela ajuda.

Há seis anos, o jornal existe e se sustenta com alguns anúncios e com a boa vontade da equipe e amigos. Porém, o Plástico Bolha vem crescendo a cada dia, e, após a edição #30, resolvemos convidar todos vocês a participar também do financiamento do projeto.

Entrem, assistam ao vídeo e ajudem como puderem!
É preciso se cadastrar e depois clicar de novo no link para conseguir doar!!!


O tempo voa! Portanto, não deixem para amanhã! O Plástico Bolha, a poesia e a literatura agradecem!

Contamos com a sua ajuda!

Um grande abraço,
Equipe do Plástico Bolha

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Plástico Bolha rumo ao Brasil!


Lucas Viriato, editor do Plástico Bolha e Erivaldo Silva, o carteiro responsável pela coleta dos pacotes de jornais que vão para os demais Estados.


Isabella Pacheco, editora do Plástico Bolha, e Erivaldo levando uma das levas de embrulhos para o carro. Agora eles seguem para o centro de distribuição dos Correios, onde serão enviados para Porto Alegre, Florianápolis, Curitiba, Antonina, São Paulo, Brasília, Salvador, Vitória, Vila Velha, Belo Horizonte, Juiz de Fora e outras cidades do sul de Minas e interior fluminense. Uma verdadeira diáspora de palavras!

Prêmio OFF FLIP de Literatura


Estão abertas até 30 de abril de 2012 as inscrições para a sétima edição do Prêmio OFF FLIP de Literatura. O Prêmio contempla dois gêneros literários: conto e poesia. Podem participar poetas e contistas de qualquer nacionalidade residentes no Brasil, bem como brasileiros que residem no exterior e autores de países lusófonos (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste). Criado em 2006 como parte da programação literária da OFF FLIP, o Prêmio oferecerá aos vencedores R$ 11 mil no total, além de estadia em Paraty, ingressos para mesas de debate da FLIP e cota de livros da editora Record. Os 30 textos finalistas serão publicados em coletânea pelo Selo OFF FLIP. Este ano não haverá uma categoria específica para autores residentes em Paraty. Os autores locais que estiveram entre os vencedores das edições anteriores do Prêmio serão convidados a enviar obras para serem publicadas pelo Selo Off Flip. Os organizadores entendem que o Prêmio OFF FLIP cumpriu a sua missão de identificar autores locais e agora pretendem estimular de maneira ainda mais expressiva a produção literária local publicando obras individuais desses autores. Os contos e poemas serão avaliados por escritores de expressão no cenário literário brasileiro. A premiação será durante a OFF FLIP, que acontecerá entre 4 e 8 de julho paralelamente à Festa Literária Internacional de Paraty. O regulamento com todas as informações pode ser lido no site do Prêmio [www.premio-offflip.net] e eventuais dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail indicado no próprio site.

terça-feira, 17 de abril de 2012

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Lançamento de Pintura Brasileira Séc. XXI


É na próxima terça-feira, dia 17 de Abril, o lançamento do novo livro da Editora Cobogó: Pintura Brasileira Séc. XXI. Inclui debate com Bruno Dunley, Eduardo Berliner, Gisele Camargo e a mediação de nosso amigo de bolha Fred Coelho.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Despedida para Santuza


"O que poderia dizer de novo para vocês, queridos alunos de Letras que frequentam os meus cursos de antropologia? Já exploramos algumas convergências entre os recursos etnográficos e os instrumentos de análise legados pela teoria da literatura. Procuramos também desconstruir as classificações que separam de maneira rígida o mundo da literatura de outras práticas culturais, como se a arte de escrever existisse à parte da cultura e – pior ainda – como se a realidade se adequasse às repartições departamentais. E vimos que, pelo contrário, o que se percebe como 'realidade' ordenada não passa de um caos, e que na medida em que nomeamos os fragmentos desse caos conferimos sentido às coisas e à vida."

Foi assim que Santuza Cambraia Naves abriu a sua participação no jornal Plástico Bolha, na coluna "Aos alunos com carinho" do #13. De lá para cá, foram mais de cinco anos de convivência que geraram a coluna "Por dentro do tom", onde parte de suas pesquisas acerca da antropologia da música eram desenvolvidas. Não é preciso nem dizer o quanto Santuza fará falta no Plástico Bolha, na PUC-Rio, nas Ciências Sociais e na música brasileira. Vale ressaltar o seu caráter interdisciplinar e transdepartamental, como uma pesquisadora que experimentava a vida de modo amplo e não compartimentado. Deixará muitas saudades.

Nesta quinta, às 18h30, vai haver na PUC-Rio uma missa em sua homenagem, para a qual convidamos nossos leitores, colaboradores e todos aqueles que tiveram a oportunidade de curtir a presença de Santuza enquanto ela esteve entre nós.