segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Um minuto, vinte e três segundos e quatro milésimos


um

Antes que você durma falemos dos seus olhos
Antes que eles sumam sob as suas pálpebras falemos dos seus olhos
ou da voracidade do seu corpo ou do açúcar na sua voz
qualquer coisa que me faça entrar abruptamente
em estado catártico até que se diluia o engarrafamento.

Você sempre se desculpa por me chamar tão tarde, mas
a verdade é que eu gosto de reparar
no retrocesso dos carros, no cessar das buzinas
nos corpos entre luzes e nas aves de rapina:

Um homem anda com as mãos nos bolsos em passos largos
uma menina salta da van e entra em um das ruas adjacentes
um mendigo urina displicentemente e entra na mesma rua
um cachorro fica a me olhar e mordisca uma das pernas.

Um minuto, vinte e três segundos e quatro milésimos:
Um caminhão de bombeiros passa a duras penas
e tudo volta a ser um grande tumulto.

dois

Imagina se um dia todos os cavalos se rebelassem, eu penso.

Cavaleiros não guerreariam.
Corredores não correriam.
A polícia montada  não montaria.
O estábulo seria fechado.
O hipismo cancelado por tempo indeterminado.

E os cem carros sem seus cem cavalos
enguiçariam na Brasil nesta noite de domingo.

Felipe Andrade

Nenhum comentário: