sábado, 5 de março de 2016

Medida por Medida, de William Shakespeare, no teatro João Caetano


"Permanece a convicção de que Shakespeare é de uma atualidade fascinante. Hoje tive a oportunidade de assistir à montagem de "Medida por Medida", uma das peças conhecidas como "dark comedies", do diretor Ron Daniels. Em linhas gerais, a trama da peça se desenvolve uma vez que Angelo, detentor temporário do poder legislativo na cidade, decreta a sentença de morte para Cláudio. Cláudio convoca, então, sua irmã - Isabela - para que convença Angelo de voltar atrás em sua decisão. Isabela vai até Angelo e este a propõe um acordo: caso ela transe com ele, a decisão seria revogada. Ao recusar a proposta de Angelo, Isabela é assediada sexualmente por ele, mas foge antes de Angelo ser capaz de forçá-la a fazer sexo. A cena seguinte coloca Isabela na prisão contando a Cláudio do ocorrido, o irmão por sua vez acha que ela deveria aceitar esse "pequeno pecado" para salvar sua vida. Em toda peça, a plateia é crucial para o desenvolvimento dos atores em cima do texto encenado. No caso de hoje, assisti a essas duas cenas vidrado no palco. Vi de um lado da plateia subirem gargalhadas enquanto Angelo perseguia Isabela com a clara intenção de estuprá-la. Conforme os gestos do ator faziam de Angelo quase que um pateta machista atrás de Isabela, as gargalhadas pareciam inevitáveis; foi então que começaram a surgir ecos de um riso nervoso - daqueles que não temos certeza se podemos ecoar. A cena terminou. Seguiu-se para a cena de Cláudio implorando a Isabela para fazer sexo com Angelo e permitir-lhe viver um pouco mais. Risos, fossem eles de qualquer tipo, pipocavam raramente. A seriedade das cenas começaram a ser percebidas. Não havia nada de engraçado ali. A resposta a isso foi o clamor da plateia quando, no final da apresentação, todas as luzes do teatro se acenderam e Isabela pergunta a nós (!!!) o que merecia Angelo em resposta aos seus atos: JUSTIÇA! Parabéns Ron Daniels, Luísa Thiré, Thiago Lacerda e grande elenco, vocês fazem jus ao Bardo! Que comecem os 400 anos da morte de Shakespeare com uma belíssima montagem brasileira, retratando temas cuja atualidade chega a assustar o espectador..."
Gabriel Leibold

E é assim que começamos as homenagens aos 400 anos do falecimento de William Shakespeare: com as belíssimas montagens das peças Medida por Medida e Macbeth, dirigidas por Ron Daniels e com participação de Thiago Lacerda, já consagrado por sua presença em Hamlet. Ambas encontram-se em cartaz no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, do dia 03 ao dia 20 de março, nos seguintes horários:

Macbeth: quintas e sábados, às 19h.
Medida por Medida: sextas, às 19h; domingos, às 18h.

O valor dos ingressos para ambas as peças varia entre R$30 e R$60, e a classificação etária é 14 anos. Para maiores informações, acesse os sites:

Macbeth: http://www.ingresso.com/Rio-De-Janeiro/home/espetaculo/teatro/repertorio-shakespeare-macbeth/teatro-joao-caetano

Medida por Medida: http://www.ingresso.com/Rio-De-Janeiro/home/espetaculo/teatro/repertorio-shakespeare-medida-por-medida/teatro-joao-caetano

Nenhum comentário: