quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Ópera para saltos cegos no escuro, de Mateus Baldi — Menção Honrosa VIII PPBPP


Início

Qualquer versão
moderninha daquele
tema de faroeste, que é
pro pessoal ver se entende:
apesar disso aqui ser um
barzinho: eu vou tocar o
concerto que fiz pra ti
duzentos e cinquenta e sete
dias antes do divórcio.

Ária

Talvez haja realidade
aqui – mas só talvez.

Ato I

Não há música, só o ruído
abafado dos teus uivos
no teatro lotado
que é este quarto.

Trio de jazz no bar ao lado

Dedos para rasgar cordas
e um batuque que faça teu
coração chicotear.

Cantiga de ninar no quarto de cima

Deita aqui no meu ombro
e fecha os olhos – shh –, acabou.

Ato II

As gotas no ladrilho do box
fazem um estampido que parece
o clec-clec dos teus saltos (cegos)
quando você sai pra trabalhar
todo dia depois da nossa primeira
vez – que também é sempre um
salto (no escuro).

Interlúdio

No banheiro:
um pequeno jato para o homem,
um futuro cientista ou filósofo ou
bandido ou natimorto para a
humanidade.

Ato III

Há tempos você
precisava estar
assim –
vestido preto,
colar de cristais
brilhando ao redor
do pescoço, os olhos
esverdeados saltando
do rímel –, para só então eu
te jogar do penhasco e dizer
foi um prazer,
meu amor, mas acabou.

Cachê

O dono do bar me
ofereceu um mês
de batatas fritas
pelas cordas tocadas –
e eu aceitei.

Divórcio

Testemunhas afirmam
ter visto os dois sorrindo
ao riscar os papeis com
garranchos sobre a linha
pontilhada.


Finale

(ponto) onde adormecem
os trens após passarem o
dia vomitando proletariado
com seu gosto amargo de derrota.

Casa

Era abrir a porta e te
ver lendo o último
da Patti Smith – em
qualquer lugar do mundo.

Mateus Baldi

Nenhum comentário: