quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Exposição "Arruar Tapacurá", de Joana Passi




“ARRUAR é sentir a cidade. Evocar seu passado, partilhar do seu presente, sonhar com o seu futuro. Conhecer e recordar. Pisar e querer adivinhar os que pisaram. Ser ao mesmo tempo a geração de agora e as gerações de outrora. Regalo dos olhos e entendimento dos espíritos.” (Mario Sette)

“ARRUAR TAPACURÁ”, a ser realizada na Torre Malakoff, é uma exposição dos trabalhos de Joana Passi, com data de abertura para o público no dia 04 de janeiro. A artista ocupará as 6 salas do centro cultural com trabalhos resultantes de uma pesquisa sobre Tapacurá – antiga região de São Bento, onde atualmente é localizada a Reserva Ecológica de Tapacurá e a Barragem de Tapacurá, situada a poucos quilômetros do Recife e protagonista do maior boato que entrou para a história da cidade – “Tapacurá Estourou". 

A exposição apresentará videos, desenhos, mapas, pinturas e instalações: trabalhos que surgiram do esforço da artista em vislumbrar a paisagem submersa, lembranças e narrativas sobre Tapacurá. 

A parceria com a Torre Malakoff teve início em julho, com uma ação na data em que o boato completou 43 anos. No dia 21 de julho de 2018, a artista realizou uma espécie de “monumento efêmero” e percorreu as ruas da cidade do Recife com um carro de som relembrando o grito que correu as ruas em 1975. 

A ocupação na Torre Malakoff ocorrerá durante todo o mês de dezembro, com a montagem de um laboratório no espaço do centro cultural para distribuir seus trabalhos nas salas de exposição. A artista realizará, também, um encontro com estudantes e professores da rede de ensino da Secretaria de Educação do Estado para realizar trabalhos sobre memória e histórias locais. 

Sobre a arista: 

Joana Passi é artista plástica e seu trabalho consiste em investigações realizadas no ateliê, sobre histórias e paisagens. Suas ferramentas investigativas são de diferentes mídias, como pintura, desenho, vídeo e escultura. Formada em Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente é doutoranda do departamento de Literatura da PUC-Rio. Atua como professora de desenho e artes visuais, já lecionou na UFRJ e ocupou o cargo de arte-educadora do Instituto Moreira Salles. Desenvolveu trabalhos em cinema e teatro, onde obteve  premiação como cenógrafa e foi indicada a prêmios como figurinista.

A curadoria da exposição é de Juliana de Moraes. 

Co-criações artísticas:
Os videos que fazem parte da exposição contam com a fotografia de Bento Marzo, a criação musical de Jam da Silva, e sound-design de Gian Ciminelli, gravados no estúdio da Áudio Rebel. 


ABERTURA: 
04 de janeiro de 2019 às 19 horas 

SERVIÇO: 
Local:  Torre Malakoff - Praça do Arsenal, s/n - Recife, PE.
Visitação:  04 de janeiro à 28 de fevereiro de 2019
Horários: terça a sexta, de 10h às 17h; sábado, de 15h às 18h; domingo, de 15h às 19h30

Nenhum comentário: