sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A cadeira


Estava em um parque, praça ou trilha; um pedaço da cidade que respondia por “arborizado”. Estava lá entre as árvores, os esquilos e as pessoas e seus tênis de corrida, a cadeira. Uma cadeira giratória de escritório, desamparada, como a poltrona patriarcal na casa da viúva. A criança em mim quis sentar nela e rodar; rodar e rodar, pela graça de ficar tonta: era o barato da época. Mas eu tranquei essa criança há muito tempo, apesar da gaiola aberta tatuada na nuca.

A cadeira tinha o estofado do encosto à mostra, talvez a fratura exposta que a inutilizou. Mas porque o traslado do cubículo para a sombra do salgueiro? Me senti como a cadeira. E não podendo sentar nela – por uma lei da Vida Adulta – sentei no banco de madeira, onde os homens e os pombos esperavam que eu sentasse. Os pombos eu alimentei com migalhas do meu lanche; os homens se alimentaram de mim esmigalhando certezas, as que já tive um dia. Como era bom ter certezas, mesmo as inúteis como saber quais monossílabos tônicos são acentuados. O cu não é acentuado, ainda assim, recebe o assento, mesmo que seja uma cadeira abandonada na praça.

Aquela cadeira acentuava-se entre as árvores. Era como um agudo desgarrado, que se perdeu de “escritorio". Começou a chover. As migalhas que jaziam no chão murcharam. A blusa colou em mim: o primeiro abraço que recebi hoje. Tive que me afastar da cadeira, não poderia levá-la comigo apesar das rodinhas sugerirem fácil transporte.

Foi ao me levantar que vi, num último vislumbre para a cadeira, uma criança sentada nela, enquanto outra a empurrava. A chuva também não as assustava. E o mais terrível: elas riam, e alto. Sem medo de incomodar, sem medo da gripe, do tétano na mola velha do assento, do tombo no chão de terra e pedrinhas. Para as duas crianças, apenas certezas.

Maira M. Moura


Nenhum comentário: