quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

São Jorge


Cercado de rosas de plástico, entre luzes verdes bem pequeninas – às vezes – vermelhas, lá estava ele – seu retrato. Lutava contra o dragão enorme – já quase desfalecido – sangrando junto às patas de seu cavalo. Depois vim a saber que era São Jorge.

Me perguntava como podia enfrentar aquele bicho tão enorme? E o olho de seu cavalo? Daquele cavaleiro – de onde vinha tamanha coragem?

De uma prateleira qualquer em frente a uma mesa velha e escura ou dentro de uma cristaleira ao som da Ave-Maria, aquele retrato espalhava no ambiente um facho multicor, um clima de magia, de mistério – um clima de Deus – que penetrava em todos os cantos das casas da vila do subúrbio onde eu morava. Depois o encontrei nas padarias, nas farmácias, nos armazéns do bairro como guardião desses estabelecimentos.

Os retratos de São Jorge, da Virgem Maria e os pirulitos e as balas de São Cosme e São Damião alimentavam essa gente pobre e corajosa do subúrbio do Rio de Janeiro. E assim, apesar do cansaço dos dias insípidos de trabalho mal remunerado, sentia-se a alegria pelas calçadas do meu bairro.

Ah, essa coragem perdida! Ah, essa maneira David e Golias de existir!

Rosália Milsztajn

Nenhum comentário: