sábado, 19 de maio de 2018

Seleção de poemas de Paulo Vitor Grossi


"A Compra

Se você não olha, nem deseja. Sem querer, nunca sente falta!
Da Compra. Do trabalho. De servir. E vir. A ser"


"Dívida parcial

Ah Servidão, por que não nos diz algo aí do que faz, algo efetivo? / Pois diga e faça, por favor, você que é a desbanca da vez do tempo, é teu propósito se meter na era tal, e revirar e chutar para todo lado / Que não seja por puro deturpar ou arrego saudosista, que seja por você mesma espelhada na moeda que forja sozinha. / Ah, e tem mais, dizem que teus desperdícios de talento correm o mundo, isso sim; quem sabe quando se recuperam? Sei lá, ou aonde se desnudam do teu poder / Só um ou outro se arrisca a comentar que “Um pouquinho disso aqui e ali, de respeito ao próximo mesmo, é, vai bem.” Em geral tuas crias ficam sem graça / A galera também pede outras tolices, tipo, “Só não venha com essa desculpa, é, a esfarrapada, essa desculpa de jeitinho.” Até parece, né / Pedimos tua opinião, como procedemos? Não concordamos com outros além de ti. Daqui somos teus lacaios, estamos mais que acostumados"


"V

“Eu quero um poema para me martirizar!!! Mas só a metade, pode ser
Assim o pobre, como eu, diria: 'Tenho asas mas não voo, esse sou eu/
Até que me irrito, um dia/ Destruo, queimo essas bobeiras,/ Vendo essas coisas e todo seu valor sentimental/ E saio a recomeçar vida nova'“

VI

“Encostou a cabeça na parede e foi."


"Americanos somos todos os das Américas; Humanos somos os da Terra

Chega um desavisado, mal sabe como pousou nesta terra ou se existe ou não ainda alguma briga. Vem ditando e pedindo muito além só de informações ou olás. “Quer atenção”, falam os comerciantes às vendedoras de melancias. “Lá vem mais um intromedidinho”, comentam as feirantes. “Ainda existem esses vangloriosos”, cochicham as línguas ácidas.
Aí a Razão interfere, de tempos em tempos pode crer que isso acontece:
– Mas muita calma aí, Nigualzinh. Se não é esse teu nome, a analogia serve. Por quais motivos se enfada tanto?
– Como, que disse mesmo!?
– Quieto. Bem parado – e toca levemente a superfície da testa do ser à frente. O intrometido se arrepia todo, fica até vermelho de embaraço.
Diante disso, volta e continua pacificamente a Razão:
– Você é de verdade, Nigualzinh?
– Sim, ora, não está vendo, louca!? – esperneia o desavisado já se recompondo. Aquilo lhe tirou do sério.
– Mas é de ser humano como tantos? Costuma ou se acostumou?
– É justo que seja, responde o intrometido em tom de troça.
– Que bom, pois estamos na mesma. Chegue nesta casa, bem-vindo"


"Dia 1.7

“Equação homens / mulheres & cismas & não dominação de nenhuma das partes & os futuros da raça & entendimento & a gente na filosofia do jeito que dá!!! Gostar, & anderlaine, viu & relações.... as sadias & nenhum tipo de expressão libertária que deva ser tratada com escárnio #comodaquiapouco”"


"Dia 4.2

“\você \nunca\ vai\ conseguir\ ler\ minha\ cabeça,\ isso a mim \
é exclusivo.\
nem pense nesses ricos métodos de maquinar e sugerir...\”"


"Dia 5

“Se quer enxergar, se quer, é por vez / pilha ralha i enxágua o que era notícia / dorme descansa assim amanhã em ânimo renovado / as fases mudam de figura as coisas ás”"


"VI

“Irmão”, disse este operário. “Tenha fé nas tuas opiniões pelo calor à sua vida! Se não, o que dizer do que chama de personalidade? Que te move se não acreditar nas próprias palavras, não é?
Levanta o rosto!! Pede pra você tua parte desse céu, tão azul e baforado de nuvens! É nosso todo dia, se o pensa... pra que nos lembre a importância. Muita pilha, o instinto faz o que quer!”"


"VIII

A Servidão está aí, há quanto se vê esse tipo de atitude? Quem não cansou que me escreva outro livro apelando o que queira
Amigos e amigas, temos a Liberdade, porém .. . o que perdura é deixar. Isso é fato. Como procedemos nesse contexto paradoxal e hostil? Melhor bater de frente até que fure, o grifo é meu
A Servidão é depender até da resposta; se diz tua confidente de tantas formas essa chata, essa escrava dela mesma, e se faz nas falhas e tropeços da gente. Mas é uma relação boa? Claro que não, por isso sentimos o corpo descontente, na mente a apelação
O que usamos e gastamos e a espera que não se entende com nada disso, poxa, para tudo dito e mais pedimos a resposta; pedimos a tal solução; que bom fosse por fim que à Plenitude e às Ideias, seguida dos Conceitos e da Ética; para estas sim é fácil, acessível, é só relembrar. À resposta! Vamos começar?"

"Desculpar-se por dizer 'te amo'; disso, quantas restrições o mosto vale
Mas em que mundo você existe? Mas se viemos a amar! Sai e ama"


Paulo Vitor Grossi

Nenhum comentário: