Sinopse
O livro Bioescritas/Biopoéticas: corpo, memória e arquivos contempla
investigações sobre os gêneros de escrita e atividades artísticas que conjugam
vida, obra, subjetividade e mitologias pessoais junto com pesquisas na clave
das metamorfoses e estudos pós-humanos, buscando a ultrapassagem de certos
preceitos modernos, em favor de áreas temáticas e conceituais interdependentes
e atuantes no cenário da literatura e das outras artes contemporâneas. As
categorias e noções, as escolhas por este ou aquele objeto obedeceram ao ritmo
das pesquisas individuais dos autores, mas dão a medida do trabalho empenhado
dos grupos de pesquisa Bioescritas e Biopoéticas, comprometidos com a reflexão
sobre questões que abarcam as condições de sobrevivência da subjetividade num cenário
cada vez mais efêmero e mutável, no qual a precarização ideológica e as
demandas por novas vias de participação e representatividade são cada vez mais
urgentes.
Sumário
Parte I – Biopoéticas
- A aliança animal: sobre a história natural do antropoceno - Jens
Andermann
- Paisajes de sobrevida - Gabriel Giorgi
- A pulsão bioescritural como método: as Galáxias de Haroldo de Campos
- Eduardo Jorge de Oliveira
- Leviathan: animalidade e sensação - Lucas Murari
Parte II – Arquivo, vida, literatura
- De musas, monstros e fantasmas - Marília Rothier Cardoso
- Exílios: os diários de guerra do dramaturgo refugiado e do soldado
brasileiro - Maria Helena Werneck
- A primeira distância: cartas do viajante Aluísio Azevedo a Graça
Aranha - Marcelo dos Santos
- (Auto) retratos ficcionais de artistas: autoficção e alterbiografia:
James Joyce, Joseph Heller e Silviano Santiago - Ana Maria de Bulhões-Carvalho
- Vinte anos depois: Pasolini revisitado - Italo Moriconi
Parte III – Arte, performance, gerações
- Mallarmé & Chacal: “um sentido mais puro às palavras da
tribo” - Ana Chiara
- Porque ninguém pediu: escrita e invenção de protocolos de experiência
- Carla Miguelote
- “Jeitos de corpo”: comportamento e espaço público na contracultura
brasileira - André Masseno
- Obscenas: merda, poeira e certa loucura no arquivo do moderno (breve
montagem) - Artur de Vargas Giorgi
- Escritura e artes plásticas: a poética secreta de Hélio Oiticica -
Pauline Bachmann
- A criação crítica: proposição 1 - uma experiência sobre o tempo -
Ivana Menna Barreto
Parte IV – Espaços, passagens, movimentos
- Repaginando Carolina Maria de Jesus - José Carlos Sebe Bom Meihy
- A casa e o corpo nos diários de Carolina Maria de Jesus - Daniele
Ribeiro Fortuna
- “Afora isso, ia indo. Nem chorando, nem sorrindo.” Refletindo sobre
narrativas de vida de refugiados - Sergio da Silva Barcellos
- O corpo e a rua: a questão do espaço e do olhar em “A janela de
esquina do meu primo”, de E. T. A. Hoffmann - Jacqueline de Cassia Pinheiro
Lima
Parte V – Mídia, técnica, vida
- Divas: corpo, performance e gênero em videoclipes - Denise da Costa
Oliveira Siqueira
- A vida sensível e o sujeito da canção - Leonardo Davino de Oliveira
- O verdadeiro autor de Romance negro - Luiz Henrique de Nadal
- O verdadeiro autor de Romance negro - Luiz Henrique de Nadal
Nenhum comentário:
Postar um comentário