domingo, 19 de novembro de 2023

A esgrima, um poema de Bruno Madeira





Para Y, que luta sem saber

A esgrima é uma luta em pista

14 x 2m

e possui duas fases: classificatórias e eliminatórias
diferente das outras lutas a esgrima

é caracterizada por se usar da arma branca

sendo florete a espada de ataque e

a roupa

dum branco tão neutro que assemelha-se a nudez
é completamente proibido contato físico na luta
sendo assim

fica estabelecido o olhar como a arma mais forte

e a mais tesa

Na esgrima os dois (ou mais) oponentes
se utilizam de uma lâmina flexível

ou seja

não há como se machucar ao menos

não como morrer

(talvez até como morrer) mas

eu estou vivo com você

cheio de prazeres ansiosos e ansiedades prazerosas
dureza e maciez

Para se saber quem está ganhando ou

melhor dizendo

quem está perdendo

os pontos são computados de forma eletrônica visto que
as roupas

(tão neutras quanto a nudez)

possuem sensores que percebem toques
pontadas de prazer — e dor
dureza e maciez


A esgrima ainda que inofensiva

matou ao menos duas vezes em torneios registrados

dia 12 de abril de 2004 Yevgen Prokopyev foi ferido

após ter a fria lâmina do florete penetrada em seu pulmão

o golpe duro

golpes e galopes tiraram o ar do jovem ucraniano que morreu
ali mesmo

na pista

Vladimir Smirnov em 1982

também morre ao ver de perto a espada atravessar seus olhos
perfurar sua órbita

alojar-se em seu cérebro

Vladimir resiste

mas morre 9 dias depois no hospital

Você não acreditaria nisso que digo
em meus movimentos

meus desejos

sequer no metal que te toca frio

te excita a carne e
você nega

No entanto, nos olhamos

e quando nos olhamos somos os únicos oponentes da terra a se olharem
estabelecemos uma batalha aqui mesmo

fazemos da cama uma pista digo

das roupas não roupas

da arma dois beijos

e repetimos uníssono:

eu estou vivo com você

e estou vivo com você Bruno Madeira

Nenhum comentário: